Flow Motion – Pepino

Consultoria em Cubagem Rigorosa de Árvores

A estimativa do volume é umas das principais finalidades dos inventários florestais, principalmente quando estes têm fins comerciais.

AJ Consultoria Florestal desenvolveu o trabalho de cubagem rigorosa baseando-se na medição sucessiva de diâmetros ao longo do fuste com secções de comprimento iguais para obtenção do volume real da árvore. 

Para realizar a cubagem, nossos profissionais utilizam o Método de Smalian que consite no cálculo do volume por meio do produto da média aritmética obtida dos extremos das áreas seccionais, multiplicado pelo comprimento da seção.



Após a coleta dos dados da cubagem nossos profissionais obterão uma equação de volume ajustada que posem descrever o perfil das árvores, bem como realizar análises gráficas de consistência e de precisão das equações ajustadas.

O volume de uma árvore (real), com ou sem casca, pode ser estimado multiplicando-se o volume do cilindro, definido pelo DAP e pela altura da árvore, por um fator de forma médio com ou sem casca, apropriado para a espécie. 

A única medida direta do volume é aquela obtida pela cubagem rigorosa. É muito mais trabalhoso fazer a cubagem de árvores em pé, mas não resta outra alternativa quando as árvores não podem ser cortadas.

Existem vários métodos de cubagem, entre os quais: Smalian, Huber, Newton, FAO, xilômetro. Esses métodos permitem o cálculo do volume real da árvore, onde o DAP e a altura, são usados para construção de equações de volume a serem empregadas na estimativa dos volumes das árvores em pé nas parcelas do inventário. 
 

Comentários